Dente do Siso

"Perdeu o siso, perdeu o juízo!" Quem nunca ouviu essa lenda das nossas avós e até bisavós, não é mesmo? Mas será que é necessário perder o siso, ou o "dente do juízo", sempre? O que é o siso? Por que em alguns casos há necessidade de extraí-lo?

Dente do Siso ou Ciso?

Primeiro, vamos descobrir qual é a maneira correta de se referir a esse famoso dente. Dizem por aí que as duas maneiras são corretas, mas há uma explicação que diz que siso é o mais certo. Siso é o mesmo vocábulo que usamos como sinônimo para seriedade,  juízo. Por ser o último dente que aparece na dentição humana, recebe esse nome metafórico de "dente da seriedade” ou "dente do juízo". Curioso, não? Porém, seu nome verdadeiro é Terceiro Molar.

Dente do Ciso

O Dente do Siso localiza-se nas extremidades das arcadas dentarias. Por falta de espaço na boca eles podem nascer mal posicionados, não nascerem o suficiente ou então nem nascerem. Quando isso acontece, eles precisam ser extraídos em uma cirurgia realizada em consultório dentário que é relativamente simples.

Uma radiografia panorâmica pode revelar a presença ou até mesmo a ausência desse dente, que não nasce em algumas pessoas.

Dente do Siso

Problemas no crescimento do siso podem causar grande incômodo

Dente do Siso Inflamado

A inflamação do dente do siso é muito comum. Geralmente o dente do siso nasce entre os 16 e os 20 anos de idade. Nascem quatro deles, dois na arcada superior e dois na arcada inferior, nas extremidades. Geralmente a inflamação do siso, que pode ocorrer quando o dente está nascendo, é chamada de pericoronarite. Ela pode causar diversos sintomas, como inchaço, gengivite, abcessos, dores, irritação da gengiva, sangramentos, e outros. Ou seja, sentiu o dente siso doendo, pode ser que haja uma inflamação em curso, por isso é importante procurar o dentista rapidamente.

Dente do Siso Sintomas

Os sintomas de dente do siso inflamado são vários, e muitas vezes tornam-se um incômodo muito grande. Se ele está incluso, ou seja, não nasceu, o local onde o dente pode ficar avermelhado ou pode surgir uma inflamação, bem como dores no maxilar, dores de cabeça e um gosto estranho quando se mastiga qualquer coisa perto da zona onde o dente se encontra.

Dente do Siso Nascendo

Se o dente do siso nascendo estiver causando qualquer sintoma, é importante procurar a orientação e o auxilio de um dentista. Só ele pode dizer qual a necessidade de tratamento, ou até mesmo recomendar a extração dentária caso seja preciso, principalmente se houver falta de espaço na arcada dentária ou o siso estiver em posição inadequada.

Dente do Siso Extração

Extrair o dente do siso é necessário em grande parte dos casos. Se o dente do siso doendo incomoda, é porque tem algo de errado com o seu crescimento.

A retirada do dente do siso evita problemas na arcada dentária, principalmente a inferior. Adiar a extração do siso pode agravar o quadro dentário, e causar desalinho nos dentes, sendo necessário o uso de aparelho dentário após a cirurgia, em muitos casos.

O momento ideal para a retirada do siso é quando as raízes ainda não estiverem completamente formadas, pois isso vai evitar maior dificuldades durante o procedimento, como a quebra do dente em partes menores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *